sábado, 18 de abril de 2009

Beleza Indígena 2009 realiza etapa de Dourados amanhã

Amanhã (18), será eleita a mais bela índia de Dourados, é mais uma etapa do concurso “1ª Beleza Indígena do Pantanal de MS 2009”. O evento faz parte da comemoração da Semana do Índio. O concurso será realizado na Escola Municipal Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.

Na cidade, vinte candidatas vão disputar o título da mais bela indígena da região, sendo dez da Aldeia Jaguapiru e dez da Bororó. Deste concurso vai sair uma representante de cada comunidade. As candidatas, que devem ter entre 14 e 24 anos e serem indígena, vão representar as etnias Guarani, Kaiowá e Terena.

As vencedoras representarão a região de Dourados no desfile final que será realizado dia 25 de abril, em Campo Grande. Serão 17 representantes indígenas de Mato Grosso do Sul.

As concorrentes vão desfilar com trajes típicos de cada etnia. Os três primeiros lugares recebem o título de 1ª Beleza Indígena 2009.

Conforme Itaciana Pires Santiago, secretária de Assistência Social de Dourados, o concurso é importante porque além da elevação da auto-estima, valoriza também a beleza e a cultura da mulher indígena.

Ezaú Mamede, coordenador do departamento Indigenista de Dourados, lembra que as candidatas ao título estão ansiosas, mas confiantes.

Segundo Mamede, o objetivo do evento não é somente a valorizar a estética, como outros concursos de beleza, mas também a oportunidade de mostrar a cultura e trazer novas perspectivas de vida às meninas.

CG News

terça-feira, 14 de abril de 2009

Artuzi culpa Tetila por divida com a Enersul (Jogo Aberto)

Bom negócio


Prefeito de Dourados, Ari Artuzi (PDT) ainda não resolveu a pendenga com a Enersul, para quem o município deve mais de R$ 7 milhões. Ele espera fazer uma boa negociação para que a cidade não fique na escuridão.

Outra finalidade


Segundo o prefeito, um dos motivos para tantos débitos com a concessionária de energia foram ações da administração passada. Para ele, o petista Laerte Tetila recolhia a Cosip, mas usava a contribuição para outros fins.
Explicação


Artuzi garante que sua esposa, Maria, não disputará ao Senado em 2010. Porém, não descartou uma campanha à Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados ou até para vice-governadora.

Avaliação


Entretanto, avalia que a possível candidatura de sua esposa poderia prejudicar seu mandato. Para Artuzi, o povo poderia entender a atitude como “politicagem”.
Troca de comando


Artuzi revelou que se reunirá na semana que vem com o presidente regional do PDT, Ary Rigo, para promover mudanças na comissão provisória do partido. Segundo o prefeito, a sigla está “à deriva” em Dourados.

Lista


Apesar de afirmar que vai levar uma lista de nomes para Rigo avaliar, Artuzi não diz quem será o próximo presidente do PDT em Dourados. Ele não deu certeza, mas pode ser um dos dois vereadores do município.
Correria total


Devido a mudanças na agenda, o ministro José Gomes Temporão (Saúde) antecipou a chegada em Campo Grande em uma hora, deixando “louca” a organização. Foi uma correria total do cerimonial com as danças e apresentações da abertura da cerimônia.

Virou moda


Pelo jeito virou mesmo moda comemorar os 100 dias de administração: além de Artuzi, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha (PT), tomou o mesmo caminho, sem contar com o presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), que fará hoje um “balanço” de suas ações nestes 100 primeiros dias.
Estratégia


Ex-governador do Estado, Zeca do PT prossegue sua luta visando atrair para seu projeto aliados como o PDT, afirmando que uma chapa formada com o partido seria “imbatível” em 2010. Quietos como passarinhos na muda, os pedetistas estão colocando as propostas na balança.

Comparação


E não são só os aliados que estão no projeto de Zeca. Somente nesta semana, o petista deve percorrer pelo menos nove municípios, conversando com líderes partidários e a população, na tentativa de provar que sua administração foi muito melhor que a atual.

sábado, 4 de abril de 2009

6ª Festa do Peixe já tem programação definida

Faltando apenas uma semana para seu início, a sexta edição da Festa do Peixe, acontece em Dourados de 07 a 12 de abril. O evento será como de costume, no período do feriado da Semana Santa, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. Para este ano a Festa do Peixe conta com barracas de comidas típicas, festival de pesca, artesanatos regionais, feira do peixe vivo e shows artísticos.

Para receber os visitantes durante os seis dias de festa, a prefeitura está com equipes para a limpeza, como serviço de roçada, pintura e manutenção da rede elétrica.

O Torneio de Pesca acontece na sexta e no sábado. No ato da inscrição que custa cinco reais a pessoa ganha um boné. Este ano o torneio terá uma única categoria, a geral, quando todos irão participar independente de idade. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta o objetivo é aproximar as famílias em um momento de lazer. "Esse é um momento em que pai e filho poderão competir juntos, mas o que importa não é a competição em si e sim o fato de participarem juntos", disse.

Nesta quinta-feira (02), serão soltos no lago do Parque Antenor Martins 1, 7 toneladas de peixe, entre eles 10 exemplares estarão com uma marcação que vale R$ 200. Quem pescar o exemplar marcado poderá retirar seu prêmio com a organização do evento.


Os shows musicais irão acontecer em dois locais. Durante o dia será na tenda com apresentação de artistas locais e para o período da noite, um grande palco será montado para receber os shows regionais.

Entre as barracas de comidas típicas, nove são de entidades filantrópicas, como Hospital do Câncer, Rotary e associações de moradores. Além das barracas de comidas típicas, o evento terá a venda de peixes vivos a partir das 7h, de quarta-feira (08). A feira do peixe vivo comercializará exemplares de pacu, tambaqui, catfish e pintado. Segundo os piscicultores os peixes estarão com preços populares.

Programação de shows:

Quinta-feira, dia 09, às 19h30, abertura oficial e em seguida show com Luciana Godói e Carolina e Alex e Alessandro.

Na sexta-feira (10), das 7h às 17h, Torneio de Pesca. Às 20h show com Garotos da Fronteira, Peu e Betinho e Carlos Fábio e Pacito.

No sábado (11), tem a continuação do Torneio de Pesca, das 7h às 17h. Às 19h30, premiação do Torneio de Pesca e encerramento da 6ª Festa do Peixe. Em seguida shows com Hander e Bruno e Kleber e Kleberson.

A 6ª Festa do Peixe é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, juntamente com a Fundação Cultural e de Esporte de Dourados – Funced. O evento conta com parceiros como o SESC e com acadêmicos de cursos de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul que atuarão como monitores de atividades recreativas e na fiscalização.

Fonte: Assessoria