sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Por margem apertada, PT de Dourados aprova aliança com o DEM

Nicanor Coelho, de Dourados

Em apertada votação, 62 a 47 votos, delegados do PT em Dourados aprovaram a coligação com o DEM para a eleição de prefeito, com a condição de indicação do candidato a vice.

Na convenção do próximo domingo o partido deve referendar a decisão do encontro desta noite, da qual participaram 119 delegados.
A campanha de coligação com o DEM, que contraria determinação do diretório nacional, foi liderada pelo ex-prefeito Laerte Tetila e ex-deputado João Grandão, que são ligados ao senador Delcídio Amaral.
Vice
A candidata indicada para vice, profesora Dinaci Ranzi, responde a processo por improbidade administrativa, movido pelo MPE.

Na reunião desta noite, foram recolocados na lista João Grandão e Hermínio Guedes e incluídos os nomes do ex-vereador Tenente Pedro Ferreira e do ex-secretário de Educação Antonio Leopoldo Van Suypene.


Recurso
A articulação de esquerda, que apresentou como candidato a prefeito o vereador Elias Ishi, informou que vai recorrer da decisão ao Diretório Nacional, que determinou ao PT de Dourados que não homologasse a aliança com o DEM.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

João Grandão e Ermínio Guedes desistem de ser vice de Murilo

Aumentar texto Diminuir texto
Nicanor Coelho, de Dourados
O vice-governador Murilo Zauith (DEM) que ainda espera que o Partido dos Trabalhadores participe da coalizão de mais de dez partidos em torno de sua candidatura a Prefeitura de Dourados a partir de agora terá apenas uma opção de vice caso os petistas aprovem a coligação com o DEM.
O Diretório Municipal do PT confirmou agora de manhã que das três pré-candidaturas a vice-prefeito, caso o partido apóie a coligação de Murilo, duas foram retiradas. 
Erminio Guedes que ocupou importantes cargos no Governo do Estado quando Zeca do PT estava no comando do Parque dos Poderes é ligado ao grupo político do deputado federal Vander Loubet. Apesar de não ter restrições na justiça e ter a simpatia do próprio Murilo não conseguiu viabilizar seu nome.
O ex-deputado federal João Grandão e o engenheiro agrônomo Erminio Guedes dos Santos não postulam mais a vaga.
Ficha suja
Grandão é ligado ao senador Delcídio do Amaral e por causa do seu envolvimento na Operação Sanguessuga teve seu nome vetado pela cúpula dos Democratas já que poderia prejudicar a candidatura de Murilo.
O único nome que sobrou foi o da ex-diretora do Hospital Universitário Dinaci Vieira Marques Ranzi também ligada ao grupo de Delcídio do Amaral e do ex-prefeito Laerte Tetila.
Dinaci tem a simpatia do grupo de Murilo, mas tem no currículo recente problemas com o Tribunal de Contas do Estado, além de responder a uma ação de dano ao erário público e por improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Estadual, que tramita na terceira vara cível no Fórum de Dourados.

Dilema eleitoral do PT em Dourados ganha destaque nacional

Valdelice Bonifácio
A negociação de uma aliança entre partidos rivais em Dourados chamou atenção da mídia nacional. Reportagem do Estado de São Paulo divulgada hoje aponta que a eleição para prefeito de Dourados, segundo maior município do Mato Grosso do Sul, marcada para 6 de fevereiro, pode ter uma aliança entre DEM e PT. O DEM reuniu até agora 14 legendas na coligação em torno do nome do candidato e atual vice-governador Murilo Zauith e negocia com o PT a vaga de vice, cuja indicada seria Dinancy Ranzi, professora e gestora do hospital universitário local.
Porém, há um grupo no PT que rejeita a aproximação com o DEM e prefere lançar Elias Ishi à prefeitura. O nome dele pode ser referendado no próximo dia 30 em plenária do partido. A executiva nacional do PT já sinalizou que a candidatura própria é preferível, mas lideranças regionais estão trabalhando para compor com Murilo Zauith.
O jornal cita que o PT está dividido e sob pressão do Diretório Nacional, que quer candidatura própria. Após a plenária, a convenção do PT ocorrerá no dia 5 de janeiro, dia anterior ao início da campanha eleitoral na cidade. Já foram confirmadas ainda, em convenções municipais, as candidaturas de Genival Valeretto (PMN) e de José Araújo (PSOL) à prefeitura local.
O novo pleito em Dourados foi convocado em razão da renúncia do prefeito Ari Artuzi (sem partido) e do vice dele Carlinhos Cantor. Os dois estiveram presos sob a acusação de participar de esquema de fraudes em licitações e distribuição de propinas.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Um candidato a prefeito e oito a vice disputam convenção do PT em Dourados

Nicanraor Coelho, de Dourados

O Partido dos Trabalhadores pode seguir rachado na eleição fora de época para a escolha do novo prefeito de Dourados, que acontece em seis de fevereiro. 

Os 152 delegados com direito a voto no Encontro Municipal do partido que acontecerá na próxima quinta-feira têm a missão de escolher qual das duas teses postas em discussão. A primeira defende a candidatura própria enquanto que a outra propõe aliança com o DEM (Democratas), com o PT oferecendo o vice de Murilo Zauith.
Além das duas teses os delegados petistas terão que escolher entre oito nomes o candidato a vice-prefeito do partido. O vereador Elias Ishy é o único inscrito para disputar a prefeitura.


Caso o PT opte em lançar candidatura própria a prefeito os delegados poderão escolher para vice numa lista composta pelo professor Ribeiro Arce, empresário Ricardo Demamann, professora Gleice Jane, engenheiro agrônomo José Joaquim e pelo corretor de imóveis e ex-secretário de desenvolvimento econômico Ilton Ribeiro. 

Se aprovada a tese de apoio ao nome de Murilo Zauith os delegados têm como opções para indicar o vice-prefeito os nomes do ex-deputado federal João Grandão e da ex-diretora do Hospital Universitário Dinaci Ranzi. O terceiro postulante não teve seu nome revelado, mas segundo dirigentes petistas é um engenheiro agrônomo que já ocupou importante cargo durante o Governo de Zeca do PT.
A tese de candidatura própria foi apresentada pelo vereador Elias Ishy, que é integrante da corrente Articulação de Esquerda. Já a defesa de coligação com o DEM foi apresentada por um grupo de 11 petistas liderados pelo presidente do diretório , ex-vereador Tenente Pedro, e pela professora Zonir Freitas Tetila, esposa do ex-prefeito Laerte Tetila e ligada politicamente ao senador Delcidio do Amaral.
Lideranças da Articulação de Esquerda afirmaram que já têm votos suficientes para que no Encontro Municipal vença a tese de candidatura própria, que deverá ser referendada na convenção que acontecerá no dia dois de janeiro. Caso isso aconteça, petistas ligados a Elias Ishy pretendem formar uma frente de partidos com a participação do PCdoB, Partido Verde e PMDB.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Diretório Nacional do PT quer candidatura própria em Dourados e adia encontro


Nicanor Coelho, de Dourados
 
O Diretório Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) se reuniu nesta segunda-feira (20) exclusivamente para emitir uma opinião oficial sobre as eleições fora de época em Dourados. A cúpula petista acabou baixando uma resolução onde recomenda o lançamento de candidatura própria.

A informação foi prestada pelo vereador Elias Ishy, da corrente Articulação de Esquerda, que na última sexta-feira havia registrado sua pré-candidatura a prefeito pelo PT.

Ishy disse ainda que o Diretório Nacional também recomendou que o Encontro Municipal do partido que seria realizada na noite desta terça-feira na Câmara Municipal seja adiado para o dia 30 de dezembro e a convenção para o dia 2 de janeiro de 2011.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bolo de 75 metros marca o aniversário de Dourados


Nicanor Coelho, de Dourados

Milhares de pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (20), na Praça Antonio João, da solenidade em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Dourados.
Um bolo de 75 metros de comprimento foi compartilhado como símbolo da paz e de união dos douradenses que encerram o ano abalados com a corrupção e na esperança de eleger um novo prefeito em eleições fora de época.
Mesmo sendo feriado municipal o comércio abriu as portas. O feriado dos comerciários será compensado no dia dois de janeiro conforme acordo celebrado entre patrões e empregados.
A solenidade foi aberta pela prefeita interina Délia Razuk (PMDB) que ressaltou a importância da amizade e da compreensão para vencer os desafios enfrentados pela cidade. O bolo teve 4500 pedaços devidamente acondicionados em embalagens de plástico.
Nicanor Coelho

Em cima de cada embalagem foi colada uma flor branca de papel que dava a impressão de paz e serenidade conforme afirmou o funcionário público Christiano Tardiani que acompanhou a festa desde o início da manhã e participou como cantor do Coral Guaraoby de uma cantata alusiva ao aniversário da cidade e ao Natal.
A Prefeitura conseguiu o apoio de um grupo de empresários que doaram um bolo gigante com 75 metros de comprimento e 70 centímetros de largura. Foram parceiros da Prefeitura na fabricação do bolo gigante o Sindicato dos Comerciários, a Câmara de Dirigentes Lojistas, o Sindicato do Comércio, a Associação Comercial, o Grupo Abevê, o Banco Sicoob e a Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Novos neurônios são gerados até na idade adulta

Ciência Hoje

Sempre acreditamos que os neurônios, diferentemente das demais células do nosso corpo, não eram gerados na vida adulta, nem tinham a capacidade de se multiplicar ou se regenerar nesse período.

Estudos recentes, no entanto, constataram que novos neurônios são produzidos todos os dias, em áreas específicas do cérebro, em diversas espécies animais, inclusive em humanos.

Atualmente a neurogênese foi comprovada em duas estruturas do cérebro de pássaros, roedores, primatas e humanos: o bulbo olfatório - relacionado à percepção de odores - e o giro denteado do hipocampo - relacionado à formação de novas memórias e à regulação do comportamento emocional e da cognição.

OS ESTÍMULOS E OS INIBIDORES -

A geração de novos neurônios pode ser regulada por fatores ambientais, comportamentais e fisiológicos.

Substâncias que agem no sistema nervoso, exercícios físicos, exposição a novos ambientes e atividades que envolvam aprendizado e memória estimulam a neurogênese.

Ao contrário, estímulos estressantes (físicos ou psicológicos), processos inflamatórios, distúrbios do sono, consumo de drogas ou álcool e envelhecimento são os principais fatores que inibem o surgimento de novas células neurais.

Entre as substâncias que têm a propriedade de estimular a neurogênese no hipocampo estão a serotonina, considerada o principal dos mensageiros (neurotransmissores) que atuam no sistema nervoso, relacionada principalmente no controle do humor; e as neurotrofinas, proteínas da família dos hormônios de crescimento, responsáveis pela nutrição dos neurônios, garantindo sua sobrevivência.

A prática regular de exercícios físicos estimula a geração de novos neurônios, assim como manter a mente ocupada com tarefas que exigem memorização e aprendizado.

Ratos que se exercitavam diariamente na roda de corrida, ou que foram submetidos a modelos de treinamento de memória e aprendizado (como labirintos, por exemplo) apresentaram significante aumento da neurogênese quando comparados a animais do grupo-controle, que não vivenciaram esses modelos.

Além dos estresses físicos, psicológicos, processos inflamatórios e distúrbios de sono, o envelhecimento se configura como um dos mais potentes fatores de inibição da neurogênese.

Ratos de laboratório saudáveis, com expectativa de vida de dois anos, apresentam redução de cerca de 80% na formação de novos neurônios entre o sétimo e o décimo-segundo meses de idade.


Função dos novos neurônios

Muitos problemas cognitivos e comportamentais observados em indivíduos submetidos a estresse crônico ou a distúrbios do sono, em idosos e em usuários de drogas ou álcool podem estar em parte relacionados com a diminuição na geração de novos neurônios no hipocampo.

Exames de ressonância magnética reforçam essa teoria ao evidenciar que pacientes com depressão apresentam atrofia no hipocampo, quando comparados a pacientes saudáveis.

Por outro lado, o aumento da neurogênese poderia ser um componente essencial para a melhora de quadros de depressão e ansiedade.

Estudos em camundongos demonstraram que o aumento da formação de neurônios no hipocampo é fundamental para a observação dos efeitos clínicos do tratamento com antidepressivos.


Perspectivas da neurogênese

Considerando todos os problemas cognitivos e comportamentais possivelmente causados pela inibição da geração de novos neurônios no cérebro adulto, o principal desafio é encontrar meios para restaurar esse processo no hipocampo ou até aumentar as taxas básicas de formação neuronal.

Com os avanços da biologia molecular, talvez em um futuro não muito distante seja possível mapear e controlar toda a cascata de eventos responsável pela neurogênese em outras áreas encefálicas, além do hipocampo e do bulbo olfatório.

A indução da neurogênese em outras áreas do sistema nervoso central pode ser uma importante ferramenta para a recuperação de pacientes com doenças neurodegenerativas, como as de Parkinson ou de Alzheimer, ou que sofreram danos neurológicos decorrentes de derrames ou traumas cerebrais.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ronaldo Fenômeno reconhece filho de modelo Douradense que conheceu no Japão

Liziane Berrocal
Divulgação

Modelo conheceu o jogador em 2004 e Alex nasceu de um relacionamento

O menino Alexander teve a paternidade reconhecida na última semana pelo jogador Ronaldo. O atacante reconheceu o menino após um teste de paternidade. Ele é filho da douradense Michele Umezu, que nasceu e morou na cidade até os 13 anos.

Ela saiu de Dourados para ir morar com no Japão com o pai brasileiro e a mãe japonesa. Ela disse em entrevista a revista VEJA, que buscou os direitos após perceber os “cabelinhos do Alex começarem a enrolar”, disse ela, que pensava que o menino era filho de um ex-namorado.

Descendente de índios, Michele teve um relacionamento “relâmpago” com o atacante do Corinthians em 2004, quando ele esteve em Tóquio jogando pelo Real Madrid, time que defendia na época.

Via Twitter, o atacante “celebrou” o reconhecimento do filho. “Alex é meu filho, irmão de mais de mais 3 crianças lindas como ele. E me terá sempre como pai para todos prazeres e deveres. Seja bem vindo! O resultado do exame comprovou o que meus sentimentos me mostraram na hora em que vi o Alex”, escreveu ele em sua página.

Após Ronaldo reconhecer Alex, Michele mandou uma carta de agradecimento ao jogador.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Disputa em Dourados: PT antecipa convenção, PDT entra no ‘jogo’, DEM e PPS juntos com PSDB e PMDB recorre à pesquisa


Nicanor Coelho, correspondente em Dourados
O primeiro partido a marcar sua convenção para definir seus candidatos na eleição fora de época em Dourados foi o PT. A decisão foi tomada no final da tarde deste sábado na reunião do diretório municipal depois de mais de três horas de debates sobre a conjuntura política local. A eleição para a escolha do prefeito acontece no dia 6 de fevereiro.
O pleito ocorre porque o prefeito e o vice-prefeito do município foram presos em setembro passado por corrupção.
Mesmo tendo prazo até o dia quatro de janeiro para definir os rumos na eleição extemporânea, o Partido dos Trabalhadores preferiu antecipar a convenção por causa dos feriados de Natal e Ano Novo.
Durante a reunião os petistas apresentaram duas propostas. A primeira feita pelo vereador Elias Ishy pedia candidatura própria e deixava fora do arco de alianças o PMDB e o DEM. 

A proposta vencedora foi apresentada pelo deputado estadual Laerte Tetila.

Pela proposta do ex-prefeito o PT abre canal de negociações com todos os partidos ao mesmo tempo em que decide receber até o dia 18 de dezembro as inscrições de pré-candidaturas a prefeito por parte dos filiados. 

O vereador Elias Ishy confirmou que o seu nome será apresentado como pré-candidato.

Outra decisão tomada na reunião foi à criação de uma Comissão de Negociação formada por cinco integrantes sendo dois da tendência DS (Democracia Socialista) ligada ao ex-deputado João Grandão, Tetila e ao senador Delcidio do Amaral; dois representantes do grupo do vereador Dirceu Longhi e do deputado federal Vander Loubet e ainda um membro da tendência de Elias Ishy, a Articulação de Esquerda.
Esta comissão terá a missão de dialogar com todos os grupos internos e com todos os partidos existentes no um município. 

Ao longo da reunião do Diretório, os filiados fizeram uma avaliação do quadro político em Dourados, dando ênfase aos últimos anos do segundo mandato de Tetila na Prefeitura e ressaltando os erros e acertos dos petistas com relação à administração do ex-prefeito Ari Artuzi. 

Saiba sobre as mobilizações partidárias em Dourados em notícias relacionadas, logo abaixo

Notícias relacionadas
12/12/2010
15h35 DEM e PPS marcam presença no encontro de filiados do PSDB para debater a eleição de Dourados
15h24 PMDB decide encomendar pesquisa para indicar candidatos de lista que tem cinco nomes
15h25 PDT decide participar do “jogo” e diz que tem candidato a prefeito

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Amarildo diz que PT pode ser aliado de Tatiana em Dourados

Valdelice Bonifácio
 
Na avaliação do deputado estadual Amarildo Cruz, ex-presidente regional do PT, o partido pode ser um aliado da advogada Tatiana Ujacow, do PV, nas prováveis eleições extras em Dourados.

“Lá em Dourados, o PT pode compor. Pode ser com o PV. O partido pode ser um grande aliado de Tatiana”, afirmou. 

A possibilidade de eleições extras em Dourados ganhou força com a renúncia do prefeito afastado Ari Artuzi (sem partido) e do vice Carlinhos Cantor (PR). Ambos estão presos desde 1º de setembro, suspeitos de envolvimento em corrupção. 

Nas eleições deste ano, Tatiana concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa encabeçada pelo ex-governador Zeca do PT. 

Hoje, em entrevista concedida ao Midiamax, ela disse que não vai se omitir no período eleitoral. A advogada avalia que “neste momento a cidade precisa de união da classe política e não de salvadores da pátria”. 

Amarildo ressalta que o PT tem bons nomes para concorrer à prefeitura, tais como o próprio Wilson Biasotto que concorreu em 2008 e obteve 21.821 (20.47%) dos votos contra 45.182 (42,3%) de Artuzi e 39.614 (37,1%) de Murilo Zauith. 

Conforme Amarildo, o PT em Dourados não tem um consenso sobre a participação da legenda nas eleições extras. 

“Tem gente que quer candidatura própria, mas há quem defenda composição”, informou. 

“O PT terá que debater o assunto internamente para ver se há condições de se fazer a disputa ou se é melhor compor. 

É claro que pode acontecer uma composição com o PV. 

Eu hoje diria que Tatiana é maior do que o próprio PV”, avalia. 

A expectativa é de que a Justiça Eleitoral marque as eleições para até a data de 2 de março do ano que vem.

PSB terá candidatura própria para prefeitura de Dourados

Midiamax
Assessoria/VS

A executiva do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso do Sul (PSB MS) decidiu em consenso, após reunião realizada nesta quinta-feira (2), que o partido apresentará candidatura própria para concorrer à prefeitura de Dourados.

A a decisão sobre quem deve concorrer representando a legenda, será tomada em colegiado.


Notícias relacionadas

17h30 PSL define participação na sucessão douradense
12h58 Amarildo diz que PT pode ser aliado de Tatiana em Dourados
10h45 Tatiana Ujacow defende união e diz que Dourados não precisa de "salvador da pátria”

PSL define participação na sucessão douradense


Assessoria/VS
Lançar candidatura própria em Dourados do médico e ex-vice-governador George Takimoto, é a intenção do PSL de Mato Grosso do Sul, com aval da Executiva Nacional.
Segundo o vice-presidente do Diretório Regional do PSL, Emídio Milas, a executiva e as principais lideranças do partido estão decididas a oferecer a Dourados a melhor contribuição possível para que o município consolide sua vocação de crescimento e apague as manchas deixadas pela recente crise ética, política e administrativa.
Milas observa que além da moderna base programática, o PSL trata com ênfase e muito cuidado o desempenho dos mandatos de seus filiados, focalizando, em primeiro lugar, a gestão democrática e ética e a eficiência na prestação dos serviços públicos. “Com esse compromisso, nosso deputado estadual eleito este ano, o Dr George Takimoto, recebeu dos douradenses uma das maiores votações regionais do estado. Foram 18.174 votos ou 18% dos votos válidos. Isso atesta a identificação do PSL com a população e legitima nossa intenção de disputar o pleito”, afirmou.
Para o dirigente, Takimoto tem um histórico que o credencia a submeter-se à avaliação dos eleitores, condição que, a seu ver, pode ser ratificada por pesquisas de intenção de voto. “Estamos falando de alguém com mais de 40 anos de Medicina em favor da saúde pública, com uma extensa folha de serviços prestados a Dourados e ao Estado, tanto na profissão quanto na política exercendo os cargos de vice-governador e deputado federal”, argumentou. Ainda assim, a pesquisa é necessária para aferir o que pensa a população sobre o projeto do PSL. “Nada faremos sem o aval da sociedade”, garante Milas.
A palavra final sobre o papel do PSL na sucessão douradense será dada pelo Diretório e lideranças partidárias, no curso de um amplo e democrático debate, frisa Milas. Também está nesse contexto o diálogo com todas as forças políticas e sociais interessadas no bem-estar dos douradenses e efetivamente comprometidsa com as causas locais. “O PSL quer uma ampla coalisão de forças, em que os objetivos comuns por Dourados possam unir os diferentes, sem prejuízo das identidades ideológicas. Lançar chapa própria ou integrar-se num projeto mais amplo de candidaturas são questões que precisam ser amadurecidas. Dourados cobra responsabilidade total de seus representantes e nós não vamos frustrar essa expectativa da população”.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eleição em Dourados acontece até 2 de março


Celso Bejarano
 
De hoje até 2 de março do ano que vem o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deve promover nova eleição municipal em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. A renúncia do prefeito Ary Artuzi, sem partido e do vice Carlinhos Cantor, do PR, força o pleito.
De acordo com o advogado constitucionalista André Borges, a nova eleição, diante das renuncias, é prevista no artigo 81 da Constituição Federal.
Borges disse ainda que se a renúncia do prefeito e do vice ocorressem em janeiro, a eleição em Dourados aconteceria de modo indireto, isto é, seria determinada pela Câmara dos Vereadores do município.
“Como eles [Artuzi e Cantor] renunciaram agora, Dourados terá uma eleição normal, como outras. A diferença é que a Justiça Eleitoral apressa o processo. Ou seja, daqui a 90 dias a população vai escolher o novo prefeito”, afirmou o especialista.
Borges alertou quanto ao boato de que Artuzi havia renunciado para garantir sua candidatura já nessa eleição. “Com a renúncia tanto Artuzi quanto o seu vice ficam inelegíveis por oito anos”, garantiu o advogado constitucionalista.
Ary Artuzi e Carlinhos Cantor foram detidos no dia 1º de setembro passado durante a Uragano, operação da Polícia Federal que desmantelou uma quadrilha que fraudava licitações públicas.
Com eles foram presas outras 26 pessoas, entre as quais 9 dos 12 vereadores do município, a mulher de Artuzi, empresários e secretários da prefeitura de Dourados e servidores públicos.
Hoje, a Justiça mantém encarcerados quatro vereadores, o prefeito, a mulher dele e o vice.

Renúncia de Artuzi

O Progresso - Dourados - ‎há 7 horas‎
Ari Artuzi não é mais prefeito de Dourados. Ele protocolou ontem, logo após as 17h, na Câmara Municipal, a renúncia ao mandato. Antes dele, por volta das 16h40, o vice-prefeito afastado Carlinhos Cantor havia feito o mesmo. Antes de ambos, por volta ...
O Globo - Estadão - Agora MS - Portal do Jornal A Crítica de Campo Grande/MS