segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Disputa em Dourados: PT antecipa convenção, PDT entra no ‘jogo’, DEM e PPS juntos com PSDB e PMDB recorre à pesquisa


Nicanor Coelho, correspondente em Dourados
O primeiro partido a marcar sua convenção para definir seus candidatos na eleição fora de época em Dourados foi o PT. A decisão foi tomada no final da tarde deste sábado na reunião do diretório municipal depois de mais de três horas de debates sobre a conjuntura política local. A eleição para a escolha do prefeito acontece no dia 6 de fevereiro.
O pleito ocorre porque o prefeito e o vice-prefeito do município foram presos em setembro passado por corrupção.
Mesmo tendo prazo até o dia quatro de janeiro para definir os rumos na eleição extemporânea, o Partido dos Trabalhadores preferiu antecipar a convenção por causa dos feriados de Natal e Ano Novo.
Durante a reunião os petistas apresentaram duas propostas. A primeira feita pelo vereador Elias Ishy pedia candidatura própria e deixava fora do arco de alianças o PMDB e o DEM. 

A proposta vencedora foi apresentada pelo deputado estadual Laerte Tetila.

Pela proposta do ex-prefeito o PT abre canal de negociações com todos os partidos ao mesmo tempo em que decide receber até o dia 18 de dezembro as inscrições de pré-candidaturas a prefeito por parte dos filiados. 

O vereador Elias Ishy confirmou que o seu nome será apresentado como pré-candidato.

Outra decisão tomada na reunião foi à criação de uma Comissão de Negociação formada por cinco integrantes sendo dois da tendência DS (Democracia Socialista) ligada ao ex-deputado João Grandão, Tetila e ao senador Delcidio do Amaral; dois representantes do grupo do vereador Dirceu Longhi e do deputado federal Vander Loubet e ainda um membro da tendência de Elias Ishy, a Articulação de Esquerda.
Esta comissão terá a missão de dialogar com todos os grupos internos e com todos os partidos existentes no um município. 

Ao longo da reunião do Diretório, os filiados fizeram uma avaliação do quadro político em Dourados, dando ênfase aos últimos anos do segundo mandato de Tetila na Prefeitura e ressaltando os erros e acertos dos petistas com relação à administração do ex-prefeito Ari Artuzi. 

Saiba sobre as mobilizações partidárias em Dourados em notícias relacionadas, logo abaixo

Notícias relacionadas
12/12/2010
15h35 DEM e PPS marcam presença no encontro de filiados do PSDB para debater a eleição de Dourados
15h24 PMDB decide encomendar pesquisa para indicar candidatos de lista que tem cinco nomes
15h25 PDT decide participar do “jogo” e diz que tem candidato a prefeito

Nenhum comentário: