quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Filme rodado em Dourados abre mostra internacional em SP

Postado por ELIANE PAIM

Filmada em Dourados, a produção ítalo-brasileira “Birdwatchers”, denominada “Terra Vermelha” para ser divulgada no Brasil, abre hoje a 32ª edição Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme tem índios guarani-caiuá desempenhando os papéis principais.

Segundo o diretor Marco Bechis, o filme é “uma reflexão sobre quem são os sobreviventes do genocídio que foi a conquista da América Latina [pelo homem branco]”.

“Quis dar uma volta à história, tendo os indígenas como protagonistas e os outros, a serviço deles. Não foi fácil convencer os produtores europeus de que isso poderia funcionar num filme”, acrescentou o diretor em entrevista à Folha On-line.

Em “Terra Vermelha”, a convivência conflituosa entre brancos e índios se dá numa fazenda na região de Dourados. O proprietário (Leonardo Medeiros) cria gado e sua mulher (Chiara Caselli) agencia grupos de turistas interessados na fauna, flora e em ver índios nativos.

Bechis diz que os índios de seu filme “não têm mais floresta, mas ainda são índios”, o que está patente em sua relação com a terra, por exemplo. “Eles não são como os sem-terra, que querem um pequeno pedaço de terra, mas dentro da mesma lógica do fazendeiro”, aponta.

Aline dos Santos
FONTE: campograndenews.com.br

Nenhum comentário: